A Medicina de Família e Comunidade é a especialidade médica que cuida das pessoas ao longo da vida, independente do problema de saúde, do sexo, da idade ou do órgão afetado pela doença.
O Médico de Família visa o atendimento integral das pessoas por meio de competências preventivas e terapêuticas. O especialista não está preocupado apenas com a doença, mas também com a experiência da pessoa que sofre, além de verificar as causas do adoecimento, que podem ser relacionadas até mesmo ao ambiente doméstico. Conhecer a realidade das famílias facilita e complementa o trabalho do médico.
Para exercer bem tal especialidade, o médico deve possuir uma visão holística, considerando sempre os contextos biológico, psicológico e social e suas interações.
Deve também realizar a continuidade da atenção mesmo quando a pessoa precisa ser vista por outros profissionais, idealmente mantendo contato e coordenando as atividades dos mesmos para a obtenção de melhores resultados.
Além disso, faz um atendimento centrado na pessoa, estabelecendo com ela uma boa comunicação e mantendo também uma abordagem familiar e comunitária, reconhecendo que as interações com outros são parte fundamental dos processos de saúde e doença individuais.
Ou seja, o Médico de Família é o ideal para você manter contato contínuo, pois é capacitado para resolver até 85% das demandas de saúde, além de permanecer ao seu lado quando precisar de atendimento complementar de outra especialidade.